terça-feira, 1 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem

Conteúdo/Tema: Ser Humano e Saúde – As drogas e a preservação do organismo
Competências/Habilidades: Reconhecer que estímulos externos como abuso de drogas, automedicação e uso inadequado de hormônios, entre outros, afetam o delicado equilíbrio entre o estado de saúde e o estado de doença; Diferenciar drogas lícitas e ilícitas bem como estimulantes e depressoras.
Aulas: 11

Objetivos:
- construir argumentos diante de um tema para debate a partir da leitura de textos e filmes
- possibilitar espaço de debate sobre o uso de drogas
- reconhecer situações em que o uso de drogas afeta a saúde
- conhecer os efeitos nocivos do uso de drogas no organismo
- buscar informações em livros e revistas

Justificativa:
Uma quantidade considerável dos alunos usa ou já teve contato com aluma droga, lícita ou ilícita. Apesar de conhecerem as drogas, nem sempre tem informações sobre os riscos que estas substâncias trazem para a sua saúde.
Esta falta de conhecimento dos riscos intensifica-se quando se tratam de drogas lícitas, vendidos em supermercados, academias, etc., como álcool e anabolizantes.
É consenso entre os estudantes que a maconha traz menos prejuízos à saúde que o cigarro e que a maconha não causa dependência.
O uso de diferentes estratégias possibilita a aprendizagem efetiva dos alunos, levando em conta que trabalhamos com turmas heterogêneas.

Recursos didáticos
  • Livro Drogas e prevenção
  • Caderno do aluno volume 2
  • Texto da revista Época a favor da legalização da maconha; reportagem da revista Veja sobre a legalização da maconha.

Estratégias e procedimentos

Abordagem (1 aula)
Levantamento de conhecimentos a partir de questões como:
  • O que é droga?
  • Como elas agem?
  • São todas iguais?
  • Por que as pessoas usam drogas? Quais os efeitos desejados?
  • Quais os perigos?
Registro na lousa e no caderno.

Problematização/desafio (1 aula)
Texto/encenação: “Nenhum filho meu é viciado em drogas!” do livro drogas e prevenção - discussão dos aspectos problemáticos apresentados no texto. Reconhecimentos das drogas presentes em nosso dia a dia.

Busca de dados de forma diversificada e contextualização (pesquisa em casa, 1 aula para correção)
Levantamento dos efeitos nocivos das drogas no organismo através de pesquisa em livros e revistas em casa. Organização dos dados pesquisados na tabela no caderno do aluno. Correção em aula. Discussão e relação entre os aspectos levantados na abordagem, os problemas discutidos e os dados encontrados na pesquisa

Aprendizagem significativa e evolução conceitual (e o conflito) (4 aulas)
Leitura de textos que tratam da legalização da maconha. Organização em grupos de argumentos a favor e contra a legalização. Debate em sala. Defesa do posicionamento do grupo através dos grupos, seguido de defesa do posicionamento contrário. Uso dos conceitos discutidos frente a uma situação problema.

Sistematização do conhecimento e aplicação do conhecimento em situações novas (4 aulas)
Encenação em grupos com os temas: Dependência; Hábito e Vício; Tolerância; Álcool e agressividade; Álcool no trânsito; Cocaína e Crack; Drogas e Aids. As encenações são seguidas de discussões sobre os temas conduzidas pelo próprio grupo que encenou.
Conclusão dos temas com a discussão sobre o que é possível fazer para obter os mesmos efeitos das drogas sem o uso destas substâncias.

Uso de narrativas: Encenação, pesquisa em livros e revisas, leitura de artigos de opiniões e infográficos.

Avaliação
- Participação e qualidade das manifestações dos alunos sobre os temas abordados (frequência, participação das discussões e debates, fundamentação dos argumentos, respeito às opiniões dos colegas nas atividades em grupo e nos momentos de discussão com toda a sala)
- Encenação (organização, empenho e compromisso do grupo)
- Registro e organização das informações durante as atividades (realização e organização dos registros durante as aulas, fundamentação das respostas às questões, organização e comprometimento nas discussões em grupo)

Recuperação

Cada atividade retoma as discussões anteriores, aprofundando o debate. Os espaços para participação das discussões, bem como as atividades em grupo permitem a recuperação contínua.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Experiências com a leitura

Sempre gostei muito de ler. Acho que minha mãe foi um bom exemplo. Em casa tinham muitas coleções de livros e minha mãe sempre lia.
Eu lia a Bíblia, Jorge Amado, Machado de Assis, José de Alencar, Agatha Christie, Monteiro Lobato e algumas coleções de literatura inglesa. Também tínhamos e assinávamos revistas em quadrinho do Tio Patinhas e da Turma da Mônica. E eu gostava muito de ler um cancioneiro popular. Sempre achei poesia as músicas de Chico Buarque.
Na escola podíamos pegar livros na biblioteca, mas também era frequentadora da biblioteca municipal (acho que li a coleção completa da Agatha Christie antes de começar a ler outras coleções).
Quantas vezes não cheguei a dormir umas 4h da manhã pois queria saber o fim de um livro.
Tem uma história engraçada de quando eu e minha amiga lemos "Horror em Amytiville" e quisemos escrever uma carta aos atuais moradores da casa em Nova Yorque para saber se lá ainda aconteciam fatos estranhos. É uma pena que não conseguimos postar a carta.
E quando li Iracema, não conseguia chegar ao fim do livro pois não parava de chorar de emoção com a história. Muitas vezes me apropriava da linguagem do livro que estava lendo e tinha dificuldade em separar as duas formas de linguagem (a do livro e a das pessoas que conviviam comigo).
Hoje ainda gosto muito de ler livros de ficção, mas também me interesso por livros que envolvem a minha profissão. Gosto de assuntos como questões sociais, filosofia, educação e ciências, que me permitem refletir sobre as questões sociais, políticas, ambientais.
Seja um livro ou apenas um texto, a leitura sempre foi importante para a minha formação como ser humano, como profissional, como amiga, filha, trouxe momentos de descontração, temas para conversar e é responsável pelo que eu sou hoje.
E você, tem alguma história para contar?